Aequo

Programa Hotel Sustentável

Ao estabelecer a sustentabilidade como estratégia empresarial, o hotel associa sua imagem com uma postura responsável, passando a atingir o novo e crescente mercado, formado por um perfil de clientes preocupados com os impactos sociais e ambientais de suas escolhas de consumo,além de obter significativos ganhos de eficiência na utilização de recursos naturais e energéticos.

 O turismo é hoje um dos principais setores econômicos do Brasil. Em Santa Catarina, o faturamento do setor representa 12,5% do PIB, ou  R$ 14,8 bilhões, empregando mais de 500 mil pessoas.

As empresas do setor, cada vez mais, têm sua postura socioambiental avaliada na tomada de decisão por parte do mercado. Turistas que buscam novos e melhores destinos para o ecoturismo, hóspedes mais informados e exigentes em relação aos impactos gerados pela operação dos meios de hospedagem, empresas socialmente responsáveis que buscam efetuar seus eventos em locais associados à sustentabilidade e órgãos públicos preocupados com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades passam a cobrar ações responsáveis por parte dos estabelecimentos deste setor.

Dessa forma, ao adotar o caminho da sustentabilidade, seu hotel tem a oportunidade de gerar diferencial competitivo, reduzindo custos operacionais através da economia de energia e recursos e com a criação de um ambiente de trabalho mais saudável. A busca pela sustentabilidade faz com que o hotel antecipe-se aos concorrentes e adote agora, por vontade própria, algo que no futuro todos terão que fazer por imposição da legislação.

Sua Empresa ganha, o planeta agradece

Maior visibilidade do desempenho socioambiental, que por ser mensurado e analisado em relação aos riscos e oportunidades, pode ser corretamente demonstrado e divulgado a todos os públicos de interesse.

Conhecimento sobre o potencial de redução de custos, a partir da avaliação detalhada do perfil de consumo de energia e materiais e da geração de desperdícios, são identificadas e analisadas as oportunidades para projetos ecoeficientes.

Otimização no gerenciamento de projetos, através da integração das ferramentas de planejamento, controle e divulgação dos resultados, que proporcionam a determinação das ações de curto, médio e longo prazo e do plano de investimento associado.

Facilidade na retenção e desenvolvimento de talentos, pela criação de um ambiente de trabalho saudável, evitando a perda de foco e possibilitando maior comprometimento e pró-atividade dos colaboradores.

Reconhecimento como uma empresa responsável, ao permitir medir, analisar, atuar e divulgar suas ações sustentáveis, ajuda na construção de sua reputação positiva.

Como nós ajudamos você a fazer a diferença

Determinando a linha de base do desempenho ambiental (emissão de carbono, impactos socioambientais, estrutura organizacional, comunicação, compras e tomada de decisão) da operação de sua empresa.

Identificando oportunidades que auxiliam e obstáculos que podem impedir você atingir seus objetivos no caminho da sustentabilidade do hotel.

Desenvolvendo o Plano Estratégico da Sustentabilidade para estabelecer indicadores e avaliar técnica, econômica e financeiramente projetos socioambientais.

Sensibilizando e desenvolvimento em sua equipe de trabalho as habilidades necessárias para a implementação do Plano Estratégico da Sustentabilidade.

Trabalhando com você na implantação do plano de ação, coordenando, monitorando e efetuando os ajustes necessários para a maximização dos resultados em termos econômicos, sociais, ambientais e em imagem e reputação positiva.

Produtos incluídos

  • Inventário e análise da Pegada de Carbono;
  • Determinação de oportunidades para a Responsabilidade Socioambiental Empresarial;
  • Estudo das potencialidades para ecoeficiência;
  • Análise técnica,econômica e financeira de projetos;
  • Indicadores de monitoramento e desempenho;
  • Envolvimento e sensibilização de colaboradores
  • Plano de divulgação e sensibilização de hóspedes
  •  

    Agende uma visita para saber mais como a AEQUO pode ajudá-lo a fazer a diferença.